O que é hipertrofia muscular, afinal? Constantemente vemos homens e mulheres buscando um corpo definido, torneado e com mais espessura. A frase mais comum emitida pelas pessoas é: “Quero ficar grande!”.
Essa expressão é uma forma leiga de dizer que deseja ter hipertrofia muscular. O nome pode parecer um pouco complicado, mas a fisiologia, não é. O que acontece é que o corpo é como se fosse uma máquina, e a hipertrofia muscular é o termo utilizado para representar o processo de “ficar grande”, ganhar massa muscular.
Você sabe o que é hipertrofia muscular?
Para responder a pergunta acima, é preciso que entendamos um pouco sobre nutrição, biomecânica e fisiologia. O corpo humano é bastante complexo e deveras inteligente; realiza uma série de processos, simultaneamente, durante 24 horas por dia.
Então, podemos definir a hipertrofia muscular como o aumento das células dos músculos, que é um tecido do corpo humano, assim como a pele. Quando ocorre uma progressão, ele aumenta de tamanho e, assim, a pessoa fica com um aspecto maior.
Até aí, nenhuma complicação, certo? Então, a hipertrofia é o aumento da célula (e não aumento de células!) muscular no corpo humano. Mas como obter esse resultado? Isso que veremos logo abaixo.
3 passos para ter a hipertrofia muscular
Quantas pessoas não vão à academia mês após mês, sem observar quaisquer resultados positivos? São muitas! E quais são os fatores que levam a essa evolução desacelerada? A verdade é que existem muitos erros que você também pode estar cometendo.
Confira abaixo algumas das medidas que você deve ter para garantir o máximo de hipertrofia muscular!
1# – Dê diversos estímulos aos músculos
Quando falamos em aumento da célula muscular, não necessariamente queremos dizer que você precisa ficar muito forte, ter grande explosão ou suportar longos períodos de dor. Na verdade, para ter músculos maiores, o ideal é alternar os estímulos.
Treine com diversas faixas de séries e repetições, para que você não estagne e também para que ofereça diversas surpresas e novidades ao seu corpo.
2# – Coma o máximo que puder
Um treinamento perfeito não é nada sem uma dieta de qualidade. E quando falamos em ganhar massa muscular, ou ter hipertrofia, é preciso que o corpo tenha calorias o suficiente para que consiga manter os processos basais, como respiração, digestão, força para caminhar, etc, e também calorias sobrando para aumentar o tamanho dos tecidos.
Músculos são calorias paradas em nosso corpo, pois eles são formados de proteínas, que, por sua vez, são compostas por 4kcal/g. Sendo assim, você precisa oferecer alimento ao seu corpo. Caso não consiga medir exatamente a quantidade de comida que vai ingerir ao longo do dia, abuse do que é saudável:
Carnes em geral;
-
Ovos;
-
Arroz;
-
Legumes e verduras;
-
Leite;