Pasta de amendoim: 6 benefícios dessa queridinha dos atletas - Speedy Bronze

Pasta de amendoim: 6 benefícios dessa queridinha dos atletas

Pasta de amendoim: 6 benefícios dessa queridinha dos atletas

A pasta de amendoim é um produto bastante popular nos Estados Unidos há muito tempo, mas de uns anos pra cá ela ganhou o mercado brasileiro. Ela se tornou conhecida por auxiliar no ganho de massa muscular, principalmente entre atletas e praticantes de musculação.

6 benefícios da pasta de amendoim

 FOTO: ISTOCK

Desde as vantagens para o coração até seu poder de aumentar a imunidade do organismo, veja exemplos de como essa pasta garante qualidades diversas para o corpo.

  • Aliada dos músculos: por possuir grande quantidade de potássio, elemento essencial para o funcionamento e formação de músculos, a pasta de amendoim auxilia na síntese de proteínas, por isso é um alimento tão procurado por amantes da vida fitness.
  • Evita doenças: a pasta de amendoim é rica em minerais e vitamina E, um antioxidante natural que ajuda a combater radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e doenças degenerativas, além de aumentar a imunidade. Ainda, ela contém vitamina B6 e outros antioxidantes que ajudam a prevenir doenças cardíacas e combater infecções.
  • Amiga dos ossos: contendo altos índice de magnésio, componente que ajuda a manter a saúde dos ossos, o alimento é indicado para todas as idades, sendo principalmente importante para crianças em fase de crescimento e idosos, que são mais suscetíveis a doenças como a osteoporose.
  • Previne diabetes: a pasta de amendoim é uma ótima fonte de ômega-9, que facilita o controle do açúcar no sangue, essencial para evitar o desenvolvimento da diabetes. Além disso, ela diminui a absorção de carboidratos, reduzindo o índice glicêmico dos alimentos.
  • Controle do apetite: apesar de ser um alimento calórico, a pasta de amendoim é rica em fibras e proteínas, que reduzem o apetite, facilitando o emagrecimento. A vitamina E presente no produto também dá a sensação de saciedade, e o ômega-9, encontrado em abundância, ativa a adiponectina, um hormônio que envia comandos para o corpo produzir energia a partir dos depósitos de gordura.
  • Diminui o colesterol: o ômega-9 da pasta de amendoim também ajuda na regulação do colesterol, fazendo do alimento uma fonte de gorduras saudáveis (as poliinsaturadas), que fornecem energia e ajudam a eliminar os triglicerídeos e o colesterol ruim (LDL) do corpo.

 

Não é à toa que a pasta de amendoim é tão procurada por seus benefícios ao organismo. Consumindo-a sem exageros e aliada à uma alimentação saudável e prática regular de exercícios, ela se torna uma facilitadora do emagrecimento e ainda dá aquele up na saúde.

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Pasta e manteiga de amendoim: qual a diferença?

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A pasta geralmente contém açúcar refinado e sal em sua composição, mas não há adição de outros tipos de óleos além do natural do amendoim, auxiliando no controle do colesterol.

Enquanto que a manteiga é feita sem adição de açúcar, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, porém muitas vezes leva óleo vegetal para aumentar a cremosidade, sendo que nesse aspecto a pasta é melhor.

Apesar disso, vale lembrar que ambas são ricas em antioxidantes e são ótimas fontes de energia, por isso viraram as queridinhas de atletas e pessoas que possuem uma alimentação saudável. Mas a recomendação é a de sempre olhar o rótulo e escolher o produto com o menor número de ingredientes.

Como fazer sua própria pasta de amendoim

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E para garantir todos esses benefícios sem ter que recorrer às versões industrializadas que são caras e com maiores quantidades de açúcares e conservantes, por que não fazer a sua própria pasta de amendoim caseira?

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Ingredientes:

  • Amendoim sem casca
  • Açúcar ou adoçante (opcional)
  • Sal (opcional)

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, despeje os amendoins em uma forma e leve-os ao forno por cerca de 15 minutos em temperatura baixa, isso fará eles soltarem seu óleo natural;
  2. Em seguida, retire a forma com os amendoins levemente dourados do forno e os coloque em um liquidificador ou processador;
  3. Os amendoins deverão ser processados com paciência, sendo necessário abrir o liquidificador algumas vezes e misturar a parte presa nas laterais, garantindo cremosidade à pasta;
  4. Por fim, adicione um colher de açúcar ou adoçante, uma pitada de sal e bata novamente, e sua pasta de amendoim está pronta, basta armazená-la em um recipiente de sua escolha.

Fácil né? Vale lembrar que o uso de açúcares e sal na preparação da pasta é opcional, para versões ainda mais saudáveis é recomendado o uso somente do amendoim. E, ainda, não se esqueça que por ser um produto sem conservantes a validade é menor, de cerca de um mês.

FOTO: REPRODUÇÃO / EDANI NOCE

Por possuir sabor neutro, a pasta de amendoim pode ser usada tanto em pratos doces quanto em preparações salgadas, veja estas nove receitas irresistíveis.

1. Bombom de pasta de amendoim: esta versão saudável do chocolate “Reeses” americano combina saúde e sabor em um bombom livre de glúten, lactose, açúcar e aditivos. Além de saboroso é simples, basta rechear de pasta de amendoim uma casquinha de chocolate 70% cacau feita em forminhas de silicone, facílimo!

2. Crepioca de pasta de amendoim: a crepioca ganhou fama no mundo fitness por promover saciedade e sabor. Nessa receita a cobertura escolhida é a pasta de amendoim, que garante ainda mais saúde ao prato, além de aumentar a quantidade de proteínas.

3. Cookies de manteiga de amendoim: quem não ama um cookie quentinho recém saído do forno? Paula Lumi ensina como fazer o biscoitinho utilizando para a massa o que restou de sua receita de pasta de amendoim, evitando o desperdício e ainda garantindo esse snack delicioso.

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4. Torta cookie com pasta de amendoim e morango: pense em uma torta em camadas, agora imagine uma torta com camadas de pasta de amendoim e cookies com coulis de morango de acompanhamento. Dani Noce te ensina essa receita imperdível.

5. Brownie de chocolate com manteira de amendoim: brownies já são superdeliciosos, nessa versão com manteiga de amendoim então, nem se fala. A receita fica ótima e leva apenas 30 minutinhos para ficar pronta.

6. Sorvete de banana e pasta de amendoim: já pensou em saborear um delicioso sorvete de pasta de amendoim sem peso na consciência? Essa receita oferece uma opção sem glúten, açúcar e lactose. E melhor ainda, só é necessário dois ingredientes: bananas congeladas e pasta de amendoim.

8. Cheesecake de pasta de amendoim: perfeita para aquela ocasião especial e para receber amigos e familiares em casa, essa cheesecake com massa de pasta de amendoim e cobertura de chocolate vai ganhar seu coração e o de seus convidados.

8. Chocolate quente com pasta de amendoim: é só o friozinho chegar que com ele vem a vontade de tomar chocolate quente. Essa receita vegana de chocolate quente com pasta de amendoim fará você desejar que seja inverno o ano todo.

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9. Risoto de pasta de amendoim: e cadê as tais receitas salgadas? Calma lá, aprenda a fazer um delicioso risoto de pasta de amendoim para inovar e ir além dos risotos tradicionais.

Alertas sobre o consumo

FOTO: ISTOCK

Mas não é só porque a pasta de amendoim é um bom alimento que significa que ela deva ser consumida sem restrições ou excessos.

Apesar de seu potencial de emagrecimento, a pasta de amendoim possui altos teores de gordura, fazendo com que seu consumo em excesso possa gerar o ganho de peso e intensificação da acne, por isso o equilíbrio é essencial.

É importante saber que não existe uma definição exata da quantidade recomendada do consumo da pasta de amendoim, já que é variável de organismo para organismo, entretanto indica-se que o ideal seriam duas colheres de sopa para uma ingestão diária.

Tomando os cuidados devidos, não excedendo no consumo e com auxílio de uma alimentação saudável e rica em nutrientes, a pasta de amendoim só trará vantagens e benefícios para a sua saúde. O que está esperando para fazer a sua?

Fonte: dicasdemulher.com.br

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