Como usar óleo de limpeza facial e os benefícios que essa técnica oferece - Speedy Bronze

Como usar óleo de limpeza facial e os benefícios que essa técnica oferece

Como usar óleo de limpeza facial e os benefícios que essa técnica oferece

Você sabia que usar óleos para a limpeza facial pode ser uma das formas mais eficientes para a remoção das impurezas e desobstrução dos poros? Esta técnica de limpeza é conhecida como Cleansing Oil. Além de deixar a pele limpa, promove uma hidratação profunda, o que é essencial para todos os tipos de pele.

Conheça quais óleos podem ser utilizados para este fim, desde os naturais aos industrializados, seus benefícios e indicações para cada tipo de pele. Confira:

Quais óleos usar na limpeza facial?

 FOTO: ISTOCK

Você pode optar pelos óleos industrializados ou vegetais. Segundo Luciana Kalache, os óleos industrializados agem com mais rapidez no processo de limpeza do que os naturais. Caso prefira os óleos vegetais, vamos apresentar aqui os mais comuns e que possuem propriedades incríveis com excelentes benefícios.

Óleo de coco

É um hidratante ótimo, possui propriedades anti-inflamatórias, antibactericida e antifúngico. Espalhe o produto nas mãos e aplique no rosto como se fosse um creme facial. Depois, é só tirar com algodão e lavar o rosto com um sabonete próprio para a sua pele. Você pode utilizá-lo tanto para limpezas de rotina quanto para remoção da maquiagem. O resultado é espetacular.

Leia também: 11 maneiras de fazer um SPA em casa

Óleo de jojoba

Com ação anti-inflamatória, o óleo de jojoba é excelente tanto para o tratamento de acnes quanto para o combate ao ressecamento, além de hidratar e limpar a pele muito bem. Com a pele previamente limpa com algum sabonete indicado para sua pele, aplique uma pequena quantidade de óleo no rosto e massageie por alguns minutos. Mergulhe uma toalha em água morna, torça e coloque sobre o rosto por cerca de um minuto. Isso irá ajudar a desobstruir os poros e remover as impurezas. Para finalizar, use a toalha para enxugar todo o óleo que sobrou. Prontinho! Pele limpa e hidratada.

Óleo de rícino

Um óleo com efeito adstringente, com muitos nutrientes e capaz de reduzir a proliferação bacteriana. Para realizar a limpeza com o óleo de rícino, despeje um pouco na mão e em seguida aplique no rosto. Deixe agir por alguns minutos e para finalizar, lave com o sabonete adequado para a sua pele.

Há uma grande variedade de óleos vegetais, procure um que melhor se encaixe no seu tipo de pele e atenda suas necessidades, conforme a orientação médica. Prefira sempre os óleos extra virgens, prensados a frio, que são livres de minerais que possam obstruir os poros. Todos os óleos mencionados, e demais óleos vegetais, são encontrados em lojas de produtos naturais, cosméticas e até em algumas farmácias.

Os óleos são indicados para quem tem pele oleosa?

FOTO: ISTOCK

Em entrevista com a dermatologista Luciana, ela nos esclarece que seguindo o princípio de que todas as peles precisam de hidratação, não há nenhuma contraindicação para o uso de óleos.

Para os pacientes com pele mais oleosa, Luciana costuma indicar uma dupla limpeza: “Depois da aplicação do óleo, indico algum sabonete adequado, algumas vezes com algum tipo de ácido para uma remoção completa de qualquer resquício de oleosidade”.

Leia também: 12 dicas e sugestões para cuidar de cabelos oleosos

Faça você mesma: receitas para limpar a pele com óleos

Que tal misturar os óleos da sua preferência para alcançar melhores resultados na limpeza facial? Vamos mostrar aqui o passo a passo de algumas receitas, veja só como é fácil:

Óleo de coco com óleo de semente de abóbora

FOTO: ISTOCK

 

  • ¼ de óleo de coco

  • ¼ de azeite de oliva extra virgem

  • 2/4 de óleo de semente de abóbora

Passo a passo:

  1. Escolha um frasco da sua preferência, de vidro ou de plástico, e adicione as medidas indicadas dos ingredientes e misture.

  2. Em seguida, despeje uma pequena quantidade da mistura na mão e aplique no rosto, do mesmo modo que se passa cremes, realizando uma massagem facial, por aproximadamente 4 minutos.

  3. Umedeça uma toalha na água quente, e passe pelo rosto realizando novamente um movimento de massagem.

  4. Após remover todo o óleo, repita a aplicação do óleo, agora com os poros mais abertos, irá facilitar uma absorção mais profunda.

  5. Lave novamente com a toalha umedecida em água quente, e sua pele estará limpa!

Óleo de jojoba com óleo de rosa mosqueta e lavanda

FOTO: ISTOCK

 

Ingredientes:

  • 20 ml de óleo vegetal de jojoba

  • 10 ml de óleo vegetal de rosa mosqueta

  • 10 gotas de óleo essencial de lavanda

Passo a passo:

Leia também: Argila preta: veja os benefícios e propriedades dessa nobre substância

  1. Misture os ingredientes no recipiente. Estas medidas são referentes a um vidro âmbar de 40 ml, caso seu frasco seja de outra medida, adeque as quantidades.

  2. Aplique uma quantidade moderada de óleo na face, com movimentos circulares espalhando bem o óleo, por cerca de 5 minutos.

  3. Feito isto, pegue uma toalha limpa, molhe na água morna e torça.

  4. Em seguida, delicadamente remova o óleo com a toalha.

  5. Seque o rosto normalmente e já verá como a pele fica linda e macia.

Óleo de rícino com óleo essencial de melaleuca

 FOTO: ISTOCK

Ingredientes:

  • 50 ml de óleo de rícino

  • 3 gotas de óleo essencial de melaleuca (Tea Tree)

Passo a passo:

  1. Em um frasco de 100 ml (caso seja menor, adequar as medidas), misture os ingredientes.

  2. Espalhe uma quantidade suficiente no rosto com as mãos, massageando a face por alguns minutos.

  3. Remova com uma toalha umedecida, preferencialmente na água quente.

O mundo os óleos nos fornecem inúmeros benefícios. Faça você também a sua própria mistura, com os ingredientes apropriados para a sua pele e prepare a sua receita caseira de óleo para limpeza facial. O resultado pode ser ainda mais surpreendente.

6 óleos de limpeza facial para você comprar

Como esta modalidade de cosméticos ainda não é muito popular no Brasil, talvez não seja tão fácil encontrar estes produtos. Pensando nisso, resolvemos apresentar aqui 6 óleos de limpeza facial de marcas diferentes e onde você pode encontrá-los. Também selecionamos algumas resenhas de blogueiras que testaram os produtos, assim você saberá com detalhes as características e efeitos de cada óleo. Vamos lá!

IMAGEM: DICAS DE MULHER

Onde comprar

    1. The Body Shop – Óleo Camomila

“Eu achei o cheirinho desse bem agradável, super suave, e a textura do óleo é um pouco mais grossa, achei bem potente, remove rímel bem facilmente.” – Marina Fabri

Leia também: Máscaras caseiras para todos os tipos de cabelo

    1. Cleanse Off Oil – MAC, na Sephora

“A razão de gostar desses óleos é que eles tiram super bem a maquiagem e limpam a pele. Me rendi completamente.” – Sabrina Olivetti

    1. Óleo de Limpeza Bioré Demaquilante, na Droga Raia

“Fui testar meio desconfiada de que a pele não ficaria oleosa e me surpreendi. Gostei muito do efeito – dá para sentir a pele limpinha sem ficar seca.” – Marina Fabri

    1. Take The Day Off Cleansing Oil Clinique, na Época Cosméticos

“É incrível mesmo, nesse pode confiar de olhos fechados. Não agride a pele e não arde o olho de jeito nenhum!” – Lói Cúrcio

    1. Óleo Demaquilante Immortelle – L’Occitane

“Este é bem leve e em contato com a água ele faz uma espuminha e limpa bem.” – Cinthia Ferreira

    1. Perfect Cleansing Oil Shiseido, na Época Cosméticos

“Trata-se de um removedor de alto rendimento e investir nesse tipo de cosmético faz toda diferença. Quem usa uma vez se apaixona.” – Vanessa Sial

São opções para todos os gostos, orçamentos e preferências. Todas as marcas que apresentamos aqui são ótimas e os produtos clinicamente testados. Encontre o seu favorito e faça um teste, afinal, nossa pele merece sempre um cuidado especial, além de deixá-la limpa, macia e bem hidratada.

Antes de tudo, consulte um profissional

FOTO: ISTOCK

A Dra. Luciana ressalta a importância de consultar um profissional antes de aplicar qualquer produto sob a pele, pois em alguns casos esta técnica de limpeza pode acabar piorando o quadro de acne ou até mesmo quem tem pele ressecada, pode não se adaptar aos produtos.

Por isso é essencial que cada caso seja visto individualmente a fim de que encontrem a melhor opção conforme as suas especificações. Dessa maneira os resultados serão mais significativos e sem correr o risco de agredir sua pele.

Avalie este Post

Sobre o Autor

Speedy Bronze

NO COMMENTS

GIVE A REPLY

três × 1 =

Contact Person Fale conosco no Whats