Chá de hibisco: veja os benefícios e sua relação com o emagrecimento - Speedy Bronze

Chá de hibisco: veja os benefícios e sua relação com o emagrecimento

Chá de hibisco: veja os benefícios e sua relação com o emagrecimento

Originário da região asiática, o chá de hibisco é amplamente conhecido por seus benefícios à saúde. A planta medicinal é característica de climas tropicais e floresce durante o ano todo, sendo usada desde os tempos mais antigos por suas qualidades de cura.

A parte do hibisco que é utilizada para a preparação do chá é a sua flor, que dá o sabor azedinho e aromático e confere a coloração rosada. Por ser livre de cafeína e não ter o amargor comum de alguns chás é uma ótima opção de bebida.

Hoje em dia, o hibisco ganhou popularidade principalmente pelos benefícios do seu chá para o emagrecimento. Conquistou blogueiras fitness por todos os cantos e é cada vez mais comum de ser encontrado em lojas de produtos naturais. Conheça mais sobre o chá de hibisco e saiba como inclui-lo no seu dia a dia.

Como fazer

Fazer o chá é bem fácil e é necessário apenas água e as flores secas de hibisco (o próprio para consumo, não o hibisco de jardim), confira como garantir um chá perfeito:

Passo a passo

  1. Adicione 2 colheres de sopa do hibisco seco em 1 litro de água, opte pela versão natural, ao invés dos sachês. Caso você prefira um chá mais concentrado adicione mais uma colher de hibisco.
  2. Espere a água começar a borbulhar e desligue o fogo, deixando o hibisco em infusão por 5 a 10 minutos.
  3. Em seguida, coe o líquido e voilà, seu chá está pronto!

Viu como é fácil preparar o chá de hibisco e garantir todas as suas qualidades? Prefira consumir o chá sem a adição de açúcar ou adoçantes. Caso não se acostume com o sabor, uma dica é colocar camomila ou cavalinha (que são mais agradáveis) para mascará-lo.

6 benefícios do chá de hibisco

FOTO: ISTOCK

Como foi dito, o chá de hibisco é consumido desde os tempos mais antigos por suas qualidades de cura. Veja as principais vantagens oferecidas por essa bebida:

  1. Antiestresse: por ser um calmante natural, o chá de hibisco reduz o estresse, ajudando a relaxar e a dormir melhor. Por possuir flavonoides, ele atenua sintomas de depressão e ansiedade, causando a sensação de bem-estar.
  2. Faz bem para o coração: os antioxidantes naturais do hibisco ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e inflamações, além de regular o funcionamento das artérias e reduzir os valores do colesterol LDL, que causa acúmulo de gordura.
  3. Regulador da pressão: por ter um poderoso efeito diurético, o chá de hibisco causa a eliminação de líquidos e toxinas do corpo, ajudando na diminuição da pressão sanguínea.
  4. Reforça o sistema imunológico: a planta é rica em vitamina C e possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, o que combate os radicais livres impedindo gripes e resfriados e prevenindo o envelhecimento precoce.
  5. Cólica: o chá de hibisco não só regula o fluxo de sangue durante a menstruação, mas também atua como estabilizador do equilíbrio hormonal, o que ajuda a aliviar as dores menstruais e o mau humor.
  6. Ajuda na digestão: por ser diurético e digestivo, o chá melhora a função intestinal. Seu efeito laxante ajuda na digestão e também auxilia no emagrecimento.

Motivos não faltam para amar o chá de hibisco e adotar o queridinho como alimento essencial da cozinha.

Chá de hibisco emagrece?

FOTO: ISTOCK

Uma das razões que faz o chá de hibisco ser tão procurado é por seu consumo ser associado ao emagrecimento. Na verdade, o que acontece é que esse chá possui propriedades diuréticas, eliminando a retenção de líquidos que causa inchaços.

Além disso, ele ajuda a combater o acúmulo de gordura pois melhora a sensibilidade à glicemia, com isso acontece a diminuição da vontade de comer doces e redução dos picos de insulina, causados por comidas ricas em açúcares.

Outro aspecto interessante do chá do hibisco é que ele contém poucas calorias e possui efeito termogênico (que acelera o metabolismo), podendo ser um ótimo substituto de refrigerantes e sucos.

Se o seu objetivo é emagrecer, é ideal procurar esse chá que dá aquela ajuda na balança. Mas se seus hábitos de alimentação e atividade física não forem os ideais, dificilmente o chá de hibisco terá algum efeito.

Contraindicações e riscos do consumo excessivo

FOTO: ISTOCK

Mas calma lá, não é porque o chá de hibisco possui tantos benefícios que devemos consumi-lo desenfreadamente.

Por ser diurético, ele não é recomendado para quem já tem pressão baixa, pois pode ocasionar tonturas ou desmaios. Hipertensos que fazem uso de medicamento também devem cuidar, já que a eliminação de líquidos em excesso pode remover nutrientes importantes do organismo.

As grávidas tem que ter um cuidado extra com o chá de hibisco, pois ele não só estimula o fluxo sanguíneo, o que pode causar abortos, mas também possui substâncias que podem afetar o desenvolvimento do bebê.

Tomando os cuidados devidos e não exagerando, não há porque temer essa bebida.

Agora que você já sabe como fazer, seus benefícios e as precauções a se tomar, o que está esperando para fazer esse chá?

Avalie este Post

Sobre o Autor

Speedy Bronze

NO COMMENTS

GIVE A REPLY

três × 1 =

Contact Person Fale conosco no Whats