fbpx

Como fazer shampoozada descolorir o cabelo

A shampoozada é uma técnica de descoloração suave utilizada para limpar pigmentos indesejados dos fios. Essa limpeza profunda fará com que a cor que está velha saia de seu cabelo e irá prepará-lo para uma nova cor.

Conversamos ainda com a cabeleireira Carla Visintini para esclarecer algumas dúvidas em relação à shampoozada. Saiba o que deve e o que não deve fazer:

Como fazer shampoozada?

FOTO: ISTOCK

Com poucos ingredientes, que você já tem em casa, você consegue fazer essa técnica para a limpeza de seus fios. É bem simples e rápido, confira:

Ingredientes

  • Pó descolorante
  • Água oxigenada
  • Shampoo neutro ou comum

Passo a passo

  1. Usando sempre o mesmo medidor, coloque em um recipiente uma medida de pó descolorante;
  2. Adicione duas medidas de água oxigenada. O volume vai depender da situação dos fios. Para cabelos mais fragilizados, como os platinados, use a água oxigenada de volume 10. Já para cabelos mais saudáveis, use o volume 20;
  3. Acrescente duas medidas de shampoo tradicional ou neutro;
  4. Misture bem;
  5. Aplique nos fios molhados e massageie de por cerca de 15 a 30 minutos. O tempo também pode variar de acordo com o tom desejado. Fique atenta ao cabelo, quando perceber que atingiu a cor esperada, enxágue imediatamente.

Muito fácil, né? Mas tome muito cuidado, você não deve deixar agir por muito tempo no cabelo. Caso se sinta insegura, procure seu cabeleireiro e faça o procedimento no salão.

Para quem é indicada?

FOTO: ISTOCK

Como saber se a shampoozada é uma boa técnica para enfrentar o problema em seu cabelo? A Carla deu algumas dicas para você conseguir identificar.

A shampoozada é indicada para a limpeza de cor dos fios, para que ele possa receber novamente uma coloração e esta dure por mais tempo. É ideal para as loiras que tiveram o cabelo esverdeado pelo cloro ou água do mar. Assim como para quem está com o cabelo chumbado, sem brilho e acinzentado ou que esteja com excesso de pigmentação ou de algum produto matizador.

Ela é indicada inclusive para quem não teve nenhum grande problema no cabelo colorido, como uma tintura desbotada. Antes de retocar a cor, é indicado fazer uma shampoozada.

Carla lembra ainda que ela só funciona quando o pigmento encontra-se na superfície do fio, na cutícula. Em casos mais intensos, a shampoozada não terá efeito.

Shampoozada em cabelos virgens funciona?

FOTO: ISTOCK

Se a shampoozada é uma técnica de descoloração mais suave, será que ela pode ser usada para descolorir fios virgens de tintura?

Para um efeito semelhante à shampoozada nos cabelos naturais, é indicado uma descoloração tradicional ou tonalização. Pois a shampoozada atua somente para limpeza de cor, uma vez que não tem cor adicionada à esse fio, essa técnica não funcionará.

Depoimentos de quem já experimentou a shampoozada

Para te provar que a shampoozada realmente funciona, veja 3 vídeos de youtubers que experimentaram e aprovaram a técnica.

Shampoozada para retirar o tom preto do cabelo, por Eny Marques

Nesse vídeo, Eny mostra como retirar um pigmento indesejado, de uma coloração que não deu certo ou não te agradou. Para danificar menos o cabelo, você pode optar por um shampoo neutro ou low poo.

Realçando a cor com shampoozada e coloração, por Elidiana Albuquerque

Elidiana usou a shampoozada para clarear os fios e fazer com que eles recebam melhor a tintura. Dessa forma a cor fica mais viva e duradoura nos fios. Muito bacana a dica que ela dá sobre os cuidados com a química dos produtos. Lembre-se: se estiver em dúvida, procure um profissional.

Do vermelho ao ruivo, por Natasha Rattacasso

Quer diminuir alguns tons do cabelo sem prejudicá-lo muito? Esse vídeo da Natasha é ideal para você. Ela ainda opta por um shampoo low poo e por uma quantidade menor de pó descolorante, que funcionou da mesma forma e danificou menos os fios.

A shampoozada pode ajudar muito na recuperação de uma coloração ou prepar para uma nova, mas também pode prejudicar se utilizada de forma errada e abusiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda? Conte Conosco!