fbpx

Sabe aquelas horas em que você encontra uma pessoa muito mais velha do que aparenta ser? A pele tem uma enorme (se não total) contribuição nesse efeito. E um dos segredos da juventude está em mantê-la hidratada, limpa e saudável.

Os cosméticos ajudam, mas os cuidados vão muito além disso. Adotar um estilo de vida saudável também reflete diretamente na sua imagem e na sua qualidade de vida. Quer entender melhor? Saiba os cuidados que você precisa ter com a sua pele para manter uma aparência sempre jovial:0

Faça sua limpeza

Caprichar na limpeza é muito importante para manter uma pele bonita mas também é necessário saber como fazer isso de forma correta. Uma higienização bem feita remove as células mortas, resíduos de produtos que danificam a superfície da pele e o excesso de oleosidade, evitando cravos e espinhas. Tome muito cuidado na hora de escolher o produto para limpeza.

Alguns cosméticos têm componentes muito agressivos, o que pode acabar provocando o ressecamento, a descamação da pele ou até mesmo, as linhas de expressão precoces. Os sabonetes convencionais costumam ter agentes de hidratação mais agressivos e por isso devem ser evitados no rosto já que a pele nessa região é mais sensível do que o resto do corpo.

Evite também ficar lavando a pele do rosto toda hora porque isso pode estimular a produção excessiva do sebo. O ideal é realizar a limpeza no máximo duas vezes por dia, uma pela manhã e outra à noite. Na hora de secar, nada de esfregar a toalha na pele. Dê batidinhas leves com uma toalha macia para evitar possíveis agressões. Com o rosto todo cuidado é pouco.

Se você tiver muita acne e cravos, procure um especialista para realizar a limpeza. Espremer com a unha pode ocasionar infecções e deixar marcas na pele que podem durar a vida inteira.

Escolha a hidratação ideal para seu tipo de pele

Cada pele se comporta de uma maneira diferente. Peles mais secas pedem por hidratantes mais concentrados, com um alto índice de nutrição em sua fórmula. Já a pele mais oleosa, precisa desse tipo de produto. Nesse caso, o excesso de hidratante pode favorecer o surgimento de cravos e espinhas.

O ideal são os produtos que prometem remover o excesso de oleosidade. As águas termais são ótimas para garantir uma hidratação suave e controlar o aspecto engordurado. Mas independentemente da pele ser oleosa ou não, tem partes do corpo que merecem um cuidado reforçado na hidratação como a sola dos pés, joelhos, cotovelos e palmas das mãos.

Para a pele negra, os produtos ideias geralmente trazem componentes como macadâmia, karitê, cacau e cupuaçu, já que possuem propriedades de fácil absorção, previnem inflamações e promovem a elasticidade da pele.

Use protetor solar sempre!

Faça chuva ou faça sol, não esqueça o protetor solar. O sol acelera o surgimento de rugas e o fotoenvelhecimento da pele. Mesmo no inverno, usar o protetor solar é importante. Você pode até não perceber, mas nossa pele sempre está exposta aos raios UV.

Uma dica para os dias mais frios e com pouco sol é usar uma maquiagem com o fator de proteção solar. Dessa forma, você fica protegida e linda para encarar a rotina. A pele negra não está isenta do cuidado. O protetor solar é para todas as pessoas e épocas do ano!

Atente-se aos cuidados com a depilação

Antes de sair procurando fórmulas e maneiras de como fazer a depilação durar mais tempo, pense primeiro na hidratação. A preparação da pele antes de qualquer procedimento é ideal para garantir o resultado que você quer. Hidratar a pele e esfoliar pelo menos uma vez na semana facilita a remoção dos fios e evita os pelos encravados. Mas atenção nessa hora.

A hidratação só é recomendada antes da depilação e não depois, porque como os poros da sua pele estão abertos, o hidratante pode obstruir a entrada, aumentando assim a chance de aparecerem os pelinhos encravados ou mesmo cravos — saiba mais sobre os tipos de depilação!

Beba a quantidade adequada de água

Cerca de 60% do nosso corpo é composto por água. Logo, quando falamos de hidratação, não podemos deixar de citar a importância dela para a pele. Beber pelo menos dois litros de água por dia ajuda a regular a temperatura corpórea, hidratar o corpo e limpar as impurezas da pele, removendo toxinas.

A melhor hidratação acontece de dentro pra fora. Por isso, não adianta comprar um milhão de cremes e cosméticos, deixando a sua saúde em segundo plano.

Fique de olho na alimentação

Falando em cuidar da saúde, a alimentação também conta (e muito) para manter a boa aparência da pele. Os excessos de gordura normalmente são expelidos pelos poros, o que causa sua obstrução, ocasionando acne, cravos e outros problemas.

O excesso de sal também é prejudicial, já que aumenta a retenção do líquido, dando aquela aparência de pele inchada. E nem precisa dizer que o álcool e o cigarro são os grandes vilões, não é? Além das diversas toxinas que eles liberam no corpo, manchas e rugas precoces são bem comuns. Alguns alimentos recomendados são aqueles ricos em vitamina A (cenoura, legumes verdes) e vitamina C (laranja, acerola), porque ajudam na renovação celular.

Evite banhos quentes e demorados

A pele do nosso corpo se comporta como um organismo vivo cheio de proteínas, e sofre com altas temperaturas. Assim, os banhos demorados também fazem as proteínas da pele também sofrem com as altas temperaturas da água. Além disso, evite ficar muito tempo debaixo do chuveiro e utilizar buchas ásperas com frequência, porque isso pode tirar a gordura que protege a pele.

Todos esses cuidados evitam irritações, ardências e o ressecamento. Quando ressecada, a pele cria fissuras e escamas imperceptíveis que favorecem a entrada de pequenos organismos que podem fazer mal à saúde.

Evite dormir com maquiagem

Sabemos que é difícil se lembrar de retirar a maquiagem depois da balada ou um dia difícil de trabalho mas o esforço vale a pena. A maquiagem, mais do que as demais sujeiras que já falamos lá no primeiro tópico, acaba acumulando oleosidade, impurezas, pó, poluição e suor durante o dia e, se não forem removidos, podem ocasionar acne e infecções no local. Além disso, a longo prazo, seu rosto acaba ficando com poros abertos e sem brilho.

Manter a pele hidratada requer cuidados mas também frequência. Não adianta seguir nossas dicas apenas uma vez na semana: faça do cuidado um hábito e o resultado vai durar por muito mais tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda? Conte Conosco!